Certamente quem trabalha em restaurante já ouviu, ou mesmo reproduziu a expressão “O cliente tem sempre razão.” Embora ela não se aplique a todos os casos, há uma certa sabedoria em sua essência: é preciso agradar o cliente e proporcioná-lo uma experiência positiva com o seu estabelecimento.
Hoje, as redes sociais e outras plataformas online, como o TripAdvisor, permitem que se compartilhe experiências em tempo real. Para conhecer os principais fatores que os clientes levam em conta na hora de avaliar um restaurante, confira o artigo abaixo!
1.Atendimento
Esse é um dos fatores mais básicos a serem avaliados em um restaurante. Ainda assim, muitas empresas não se dedicam o suficiente para garantir o seu sucesso.
A dica, portanto, é não tratar essa regra como óbvia e estabelecer processos para o treinamento de um atendimento qualificado ao cliente.
Atitudes simples, como chamar o cliente pelo nome, perguntar se ele deseja alguma sugestão de prato, orientá-lo bem sobre o cardápio e colocar-se à disposição para ouvir críticas e sugestões, fazem toda a diferença na construção de vínculos duradouros.
No entanto, essas ações não devem se limitar ao seu melhor garçom ou a qualquer profissional de destaque. O foco de uma boa gestão deve definir padrões de comportamento para determinar a cultura do estabelecimento com bases sólidas e sustentáveis.
Além disso, ressalta-se que é essencial contar com um quadro de funcionários compatível à demanda do seu restaurante. Não adianta ter funcionários que atendam bem se são insuficientes em número. Isso gerará um estresse mútuo, tanto para eles quanto para o público, e certamente influenciará na avaliação do seu restaurante.
2. Ambiente
Para fazer o cliente se sentir confortável e imerso na experiência do seu restaurante, atentar-se à ambientação é essencial. O importante é que ela combine com a proposta do estabelecimento e, principalmente, com o seu público!
Nesse quesito, dê espaço para o feedback dos próprios clientes. Será que eles comentam sobre a falta de música ao vivo? Ou caso já tenha uma programação musical, ela está agradando o público?
Caso o espaço receba muitas crianças, o restaurante disponibiliza cadeiras específicas? A inclusão de uma brinquedoteca já foi considerada?
O posicionamento das mesas já foi uma questão avaliada? Ou, quem sabe, o conforto das cadeiras está atendendo às expectativas?
E, claro, o espaço físico do restaurante atende à demanda de público?
Responda às principais variáveis do seu ambiente, visando qualificá-lo cada dia mais para proporcionar experiências memoráveis ao seu público.
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3. Cardápio
O cardápio é a vitrine dos seus serviços e, por isso, deve ser adequado com a sua proposta de valor e com o seu posicionamento no mercado. Além disso, deve apresentar perfeitamente os seus pratos, proporcionando um fácil entendimento a quem visitar o seu restaurante.
Outra sugestão fundamental e que poucos seguem é questionar aos clientes se eles estão satisfeitos com o cardápio disponível. Será que alguma expectativa tem sido quebrada? Simples perguntas podem te direcionar para oportunidades não pensadas até então. Um novo prato ou ajustes no que já é servido podem melhorar a percepção do cliente e fazê-lo retornar e indicar o estabelecimento.
4. Agilidade no atendimento
O tempo de espera é algo que os consumidores costumam levar bastante em conta, tanto para pedidos presenciais quanto para delivery. Filas muito grandes e demoradas também costumam deixar a clientela insatisfeita.
Nesse quesito, o treinamento de toda equipe é fundamental para que o fluxo de trabalho esteja alinhado entre a cozinha e os garçons, visando sempre a qualidade e eficiência do atendimento ao cliente.
5. Apresentação da comida
Nós comemos com os olhos! Além do básico que é oferecer uma comida de qualidade para a sua clientela, você precisa cuidar da estética dos serviços que levará à mesa.
Nesse sentido, as louças — pratos, talheres, copos, taças, acessórios —, quando bem escolhidas, farão toda a diferença na composição de mesa e na experiência do cliente com o seu restaurante.
Muitos negócios ainda se perdem nessa etapa, sobretudo na definição de um orçamento correto para todos os utensílios de cozinha necessários. Para isso, a Schipper disponibiliza uma consultoria completamente gratuita para a montagem de serviços gastronômicos. Somos revendedores de marcas mundialmente conhecidas, como WMF, Bonna, Stölzle, Bormioli, Bauscher, Tafelstern e Schönwald; e temos muita experiência com o fluxo de trabalho de restaurantes de pequeno, médio ou grande porte.
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6. Acessibilidade
A acessibilidade do local e de outros estabelecimentos próximos também são importantes para causar uma boa impressão aos clientes. A vizinhança é segura? A visibilidade do prédio é favorável? É fácil de estacionar?
Preocupe-se, também, com a acessibilidade de deficientes físicos, adequando o espaço com rampas ou elevadores, quando necessário.
7. Valor
A percepção de valor que o cliente terá do seu estabelecimento está diretamente associada às expectativas que ele gera no público e se também é capaz de atendê-las. Nesse sentido, o preço dos serviços e da comida deve corresponder à percepção de valor que as pessoas têm do seu restaurante.
Todos os outros fatores influenciam este aqui. A ambientação, o atendimento e a agilidade, o cardápio, a apresentação do prato, a qualidade da comida, a localização e a acessibilidade ditarão o preço do seu serviço.
O importante é fazer com que o cliente sinta que toda a sua experiência valeu a pena, seja pagando um valor mais alto ou mais baixo.
Esses são apenas alguns pontos a serem observados para que um restaurante seja bem avaliado pelos clientes. Com o objetivo de aprimoramento constante, é recomendável desenvolver e aplicar um questionário de satisfação ou criar alguma forma de registrar todos os feedbacks.
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