Quando entramos em um restaurante pela primeira vez, nossos olhos percorrem todos os detalhes do lugar: a paleta de cores, o design do ambiente, os quadros nas paredes, os garçons se movimentando pelo salão… antes mesmo de sentir o cheiro da comida sendo preparada ou o saborear o prato que escolheremos no cardápio, já estamos desfrutando aquele momento.
Por isso, entreter e acolher o consumidor visualmente tem um grande impacto na experiência dele no seu estabelecimento e pode afetar como ele se sente durante a refeição tanto quanto a qualidade da comida e do serviço. Uma forma simples e estratégica de fazer isso é por meio dos tons escolhidos para a decoração e utensílios.
Utilizar a psicologia da cor a seu favor pode ser uma grande vantagem e um fator que te diferencie da concorrência, produzindo uma atmosfera propícia para que seus clientes vivam momentos inesquecíveis.
Nesse post, você confere um Guia Schipper completo para compreender como as cores afetam as emoções e as decisões dos consumidores, como você pode aplicá-las intencionalmente no seu restaurante e criar um ambiente agradável, acolhedor, estimulante, que transmita a identidade do seu negócio e até mesmo aumente o apetite.
Psicologia das Cores
Qual é a sua cor favorita? De acordo com um estudo conduzido pela socióloga Eva Heller, o azul é a resposta de cerca de 45% da população. Isso pode até parecer aleatório, mas a verdade é que o tom em si tem menos relação com esse resultado do que as emoções que ele transmite.
É comum, no fim do ano, nos depararmos com uma enxurrada de matérias, sites e mensagens compartilhadas por amigos que conectem cores a resoluções para o novo ano. Diz a lenda que, se usarmos amarelo, vermelho ou verde na virada, teremos mais riqueza, amor e sorte, respectivamente (várias vezes já usamos essa teoria em mesas postas mas, na prática, ainda não conseguimos atestar se realmente atraímos algo, rs).
Porém, essa não é a primeira – e nem a única – situação em que as cores foram atreladas a significados. Na verdade, de acordo com Heller, a cor é muito mais do que um fenômeno óptico e, a depender do contexto em que está inserida, influenciará as emoções, sentimentos e desejos das pessoas de formas diferentes.
É precisamente por isso que escolher a paleta de cores certa não é apenas uma questão estética, mas também uma forma sutil e planejada de transmitir a mensagem desejada. Os designers, por exemplo, usam a psicologia das cores para atrair a atenção dos usuários para determinadas informações importantes, enquanto os arquitetos a utilizam para garantir conforto ambiental em seus projetos e os profissionais de Marketing para traduzir a identidade de uma marca – e o fazem de tal forma que é quase impossível não atrelar a combinação do vermelho e amarelo com a famosa rede de fast-food, o McDonald’s.
Assim, é totalmente possível que você também utilize dessa mesma estratégia para conquistar os seus clientes e garantir o conforto deles. O design e as cores do seu restaurante são tão importantes para a experiência do consumidor que podem provocar desde sentimentos positivos, como aconchego, tranquilidade e harmonia, até outros mais negativos, como incômodo ou claustrofobia. A seguir, você vai entender como utilizar a psicologia das cores no seu estabelecimento.
Entendendo o círculo cromático
Antes de explorarmos cada cor individualmente, é fundamental entender o conceito do círculo cromático. Pode parecer complicado, mas ele nada mais é do que uma ilustração das cores visíveis pelo olho humano em formato circular. Se ajudar, você pode imaginar que é uma pizza de recheios coloridos.
Ele nasce da disposição das três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) de forma espaçada, o que funciona como uma base. Então, são adicionadas as secundárias (verde, roxo e laranja), que são o resultado da mistura de duas primárias. Para finalizar, a combinação de uma cor primária e uma secundária dá origem a uma terciária (verde-lima, turquesa, azul-violeta, rosa, laranja-avermelhado e laranja-amarelado), assim preenchendo todos os espaços. É justamente essa relação de mistura e combinação de cores que dá vida ao círculo cromático.
As cores nos restaurantes
Na ilustração, é possível identificar 12 cores, quentes e frias. Utilizados em ambientes, decoração ou empratamentos, os tons presentes nestes dois grupos costumam transmitir sentimentos e emoções comuns, por vezes induzidos até mesmo pela temperatura da cor. Confira:
Cores quentes
As cores deste grupo são conhecidas por suas características que evocam os sentimentos de paixão e energia. Frequentemente são associadas à luz solar e ao calor, podendo trazer a sensação de aconchego. Na decoração é preciso usá-las com cuidado, já que também são vistas como cores energéticas, dinâmicas, estimulantes e motivadoras. Ligadas também a emoções fortes como amor, paixão e raiva, elas podem despertar sentimentos intensos.
Essas cores também são comumente usadas para dar destaque a algo e chamar atenção. Por isso, são ideais para sinalizações ou áreas que você deseja que as pessoas notem imediatamente. É uma boa ideia usar vermelho, laranja, amarelo ou rosa para uma parede marcante – com um belo quadro ou um vaso de flores diferente. Muitas pessoas também as associam com a criatividade e a expressão artística, sendo uma boa opção para restaurantes modernos e jovens.
Além disso, são capazes de estimular o apetite, mas também podem causar a sensação de que o tempo passa mais rápido. É comum que redes de fast-food – como o McDonald’s, que comentamos antes – usem cores quentes em vários elementos (bandejas, cardápios, cadeiras, uniformes, embalagens, etc.), assim como na fachada e nas paredes. Isso é feito propositalmente, já que esses tons, mais precisamente o vermelho e o amarelo vivos, estimulam os clientes a comerem mais rápido e, se usados exageradamente, incomodam a visão. Dessa forma, é uma boa solução se você procura uma grande rotatividade no seu espaço.(
O laranja e o marrom, porém, são diferentes. Assim como tons de vermelho, amarelo e rosa mais atenuados (mais claros ou mais escuros), eles estimulam o conforto e a segurança, criando a sensação de acolhimento e deixando os clientes à vontade para passar mais tempo no local.
Dica para usar cores quentes na decoração
A aplicação dessas cores deve ser bem pensada para criar a atmosfera desejada e influenciar positivamente o comportamento dos clientes. Para estimular o apetite e criar um local acolhedor, tons de laranja, vermelho escuro e amarelo claro são boas opções. Elas também podem ser usadas em detalhes como as toalhas de mesa, almofadas ou outros elementos decorativos. Na iluminação, você pode apostar em lâmpadas com menos de 4.000K para trazer uma sensação de aconchego.
No entanto, é importante não exagerar. Como falamos anteriormente, por exemplo, o vermelho usado em excesso pode criar uma sensação de agitação e ansiedade. Portanto, é recomendável equilibrar essas cores vibrantes com branco, preto ou cinza para criar um ambiente agradável mas não sobrecarregado. O marrom e o bege, porém, são coringas: funcionam como tons neutros e são super acolhedores.
Cores frias
Em geral, as cores desse grupo costumam despertar sentimentos de calma e tranquilidade. Como são tipicamente encontradas em paisagens, particularmente o verde e o azul, remetem ao céu, às plantas e à água e, por isso, são muito associadas a natureza e a harmonia.
Elas também são vistas como elegantes e sofisticadas, principalmente em tons mais escuros, como o clássico azul marinho. Já em tons mais fortes ou claros, criam a ilusão de espaço e frescor, ideal para decorações e pratos de restaurantes situados em locais quentes, como praias.
Na iluminação, criam a sensação de frieza e de um ambiente estéril, sendo uma ótima alternativa para hospitais e cozinhas, mas não são muito recomendadas para o interior de restaurantes.
Em comparação às quentes, as cores frias não são tão estimulantes – o azul, por exemplo, é capaz de inibir o apetite. Porém, se usadas em ambientes que precisam de produtividade, podem ajudar na concentração e trazer serenidade. Além disso, são capazes de desviar a pressa dos clientes e são extremamente versáteis e fáceis de combinar. Se o seu restaurante foca em peixes e frutos do mar, optar por uma decoração com cores frias pode ser ideal para remeter ao oceano, e é uma ótima forma de conectar o cardápio à arquitetura.
Dica para usar cores frias na decoração
Para criar um ambiente tranquilo e relaxante, tons de azul, verde e violeta são excelentes opções. Essas cores podem ser incorporadas em elementos como paredes, iluminação ou até mesmo em detalhes como os guardanapos e arranjos de mesa, mas com cuidado para alcançar a atmosfera desejada.
Para isso, é fundamental manter um equilíbrio. O azul, por exemplo, em excesso, pode tornar o espaço frio demais e desprovido de energia. Portanto, é aconselhável combinar cores frias com tons neutros, como cinza, marfim ou madeira, para criar um ambiente convidativo e harmonioso que não seja excessivamente frio. Para balancear, você também pode escolher uma cor quente para complementar.
Cores neutras
Mesmo não estando presentes no círculo cromático, as cores neutras são uma escolha muito popular na decoração de interiores, sendo a versatilidade sua qualidade mais marcante. O branco, cinza e preto servem como uma base equilibrada que se adapta facilmente a diversos estilos, desde o minimalismo até o clássico.
Elas também evocam uma sensação de elegância, sofisticação e são especialmente adequadas para propostas mais formais, onde se busca alcançar uma atmosfera mais refinada, já que invocam harmonia e equilíbrio.
Além disso, esses tons são excelentes para criar contrastes sem dificuldade, destacando alimentos coloridos ou elementos mais ousados da decoração, como móveis coloridos ou obras de arte. Com cores neutras de pano de fundo, alguns acessórios e detalhes coloridos transformam completamente um ambiente e uma refeição.
Uma outra característica notável das cores neutras mais claras é a capacidade de amplitude visual. Elas fazem um prato parecer maior e um ambiente mais arejado, tornando-as ideais para áreas pequenas, e também refletem bem a luz, tornando espaços mais claros e brilhantes. O único alerta que fica é: o ideal é não exagerar na quantidade de branco gelo nas paredes e decoração, principalmente se usado sozinho, pois remete a clinicas e hospitais.
Por fim, elas proporcionam uma sensação de tranquilidade e calma, especialmente quando tons de cinza, branco e azul claro são utilizados em conjunto. Todas essas características fazem das cores neutras uma escolha inteligente e esteticamente agradável.
Dica para usar cores neutras na decoração
Para criar uma atmosfera versátil, convidativa, elegante e que agrade uma ampla gama de clientes, tons de cinza, bege, branco e marrom são escolhas boas e seguras. Você pode incorporá-las nas paredes, pisos e móveis.
Além disso, para evitar que o ambiente fique monótono e desinteressante, você pode ousar com toques sutis de cores mais vibrantes nos elementos decorativos. A paleta neutra proporciona um cenário equilibrado, permitindo que as obras de arte, a iluminação e a decoração de mesa se destaquem, criando um contraste visual sem perder a sensação de tranquilidade e sofisticação.
Como fazer combinações
Além das emoções, as cores e combinações podem influenciar a percepção do sabor dos alimentos. Estudos mostram que a comida parece mais saborosa quando apresentada em pratos que contrastam com sua cor. Por exemplo, uma salada fresca pode parecer mais vibrante se servida em um prato vermelho, assim como um prato de massa com molho de tomate pode ser mais atraente em um prato verde.
Para usar as cores de forma inteligente e atraente no seu estabelecimento, existem várias composições possíveis e fáceis de fazer. Utilizando o círculo cromático, visualizamos os tons que combinam entre si, sendo as misturas análogas e complementares as mais comuns e interessantes.
Você pode utilizar essas combinações em qualquer lugar, basta deixar a criatividade fluir: nas paredes, no piso, no teto, nos banheiros, no cardápio, nos pratos, em outros utensílios e também no design de empratamento.
Combinação análoga
As cores vizinhas no círculo cromático são as análogas. Como são tons semelhantes, criam uma sensação de harmonia e coesão visual. Elas não conflitam entre si e criam uma imagem suave e unitária.
Combinação complementar
De acordo com a teoria das cores, dois tons opostos no círculo cromático se complementam perfeitamente, como uma chave na fechadura. Sempre haverá, nessa mistura, uma cor quente e uma fria – a proposta é que elas se neutralizem e complementem em uma harmonia equilibrada, criando um contraste visual que não direciona o olhar para apenas uma delas em particular. Juntas, as duas trazem dinamismo, personalidade e vivacidade, enquanto chamam atenção e têm um impacto visual muito maior do que se usadas duas cores que não são opostas uma da outra.
Estes são alguns exemplos de combinações de cores complementares:
- Vermelho e verde: muito associados às festas de fim de ano, mas são conhecidos por criar um contraste vibrante e atraente
- Azul e laranja: são muito usados em designs e filmes para criar um equilíbrio entre serenidade e energia.
- Amarelo e roxo: oferecem um contraste moderno, divertido e interessante.
A combinação de tons complementares é uma estratégia valiosa e dinâmica para trazer mais personalidade para o uso das cores. É importante tomar cuidado com os excessos na decoração, mas essa abordagem é perfeita para empratamentos diferentes e cativantes.(
Combinação monocromática
Diferente da combinação análoga, a paleta monocromática inclui apenas uma cor. A simplicidade e a elegância dessa mistura pode ser muito bem-vinda, e o segredo para criar profundidade e interesse visual é usar texturas, materiais diferentes e variar entre tons mais claros e mais escuros.(inserir composições monocromática de pratos)
Significado das cores
Além da lógica por trás das características das cores quentes e frias, cada uma delas está atrelada a uma emoção ou sentimento em específico. Antes de escolher os tons utilizados no seu restaurante, é importante compreender qual a mensagem que você quer transmitir e quais deles irão traduzir isso com clareza. Confira o significado particular de cada uma das cores abaixo.
Vermelho é uma cor que desperta emoções fortes. É associado com a raiva, paixão, ira, desejo, animação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra e violência.
Rosa pode representar diferentes sentimentos. Se for mais suave, indica delicadeza, infantilidade e inocência, mas ao se tratar de um rosa forte, pode ser associado com modernidade e inovação. No geral, representa amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, diversão, suavidade, delicadeza e feminilidade.
Amarelo é uma cor otimista e acolhedora, que pode sinalizar atenção. Traduz sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, brilho solar, iluminação, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, ciúme, ganância, enganação, doença e perigo.
Laranja é um tom energético que estimula a criatividade e tem características estimulantes. É menos agressivo que o vermelho e o amarelo, além de ser mais agradável aos olhos e mais acolhedor. Em geral, representa humor, energia, equilíbrio, aconchego, entusiasmo, vibração, expansão e extravagância.
Verde é a cor da natureza, mas também pode traduzir várias outras emoções e carregar outros sentidos, como cura, relaxamento, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, meio ambiente, saúde, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, imaturidade e inveja.
Azul da cor do céu, da água e do mar. Sendo escuro ou marinho, traz a sensação de poder e confiança, por ser uma cor sóbria. Se for claro, é associado à paz, ao infantil, ao frescor e à higiene. Em geral, também é associado com fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, credibilidade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, frio, tecnologia e depressão.
Roxo ou violeta nos lembra espiritualidade, realeza e nobreza. Mas seus outros significados são muitos: cerimônia, mistério, transformação, conhecimento, sabedoria, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade, criatividade, imaginação, sensatez e bem-estar.
Marrom, considerado neutro e quente ao mesmo tempo, é uma cor muito versátil. Representa materialismo, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade, natureza, segurança, rústico, comprometimento, organização e seriedade.
Preto, o coringa das cores, é poderoso e neutro. Transmite a sensação de negatividade, poder, não, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, maldade, tristeza, remorso, raiva, força, curiosidade, impessoalidade e inovação.
Branco é a junção de todas as cores, mas possui seus significados próprios. Muito oposta ao preto, é uma cor “pura” e neutra, que ressalta a luz de outras cores e representa positividade, sim, proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, modéstia, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bondade, esterilidade, casamento, frio, tranquilidade, organização, calma, harmonia, equilíbrio, frescor e clínico.
Cinza, mistura de branco e preto, também é uma cor neutra. Dá a sensação de solidez, formalidade, modernidade, responsabilidade, profissionalismo, tecnologia e equilíbrio. Pode ser um tom monótono e desanimador se usado sozinho e sem planejamento.
Trazendo cores para a mesa
No mundo competitivo da indústria de restaurantes, ser memorável é essencial para atrair e reter clientes. A Schipper sabe disso, e também compreende que a psicologia das cores oferece uma ferramenta poderosa para influenciar o comportamento humano. Com a escolha estratégica dos tons, donos e gestores de restaurantes podem criar um ambiente que estimule o consumidor, promova o conforto e crie memórias duradouras.
De pratos a talheres, a variedade de cores em nosso catálogo permite que os restaurantes escolham paletas que estejam alinhadas com a identidade do estabelecimento e a atmosfera desejada. Pratos em tons que contrastam com a cor dos alimentos podem realçar a apresentação e estimular o apetite, influenciando o comportamento dos consumidores mesmo que de forma sutil.
Na jornada para criar um restaurante de sucesso, a Schipper contribui com diversas opções de utensílios de mesa – coloridos ou neutros, mas sempre elegantes – que não funcionam apenas para servir, mas transformam as refeições do seu estabelecimento em experiências emocionantes e inesquecíveis.
Confira o nosso catálogo clicando aqui e escolha entre os melhores pratos, aqueles que farão parte da composição colorida do seu restaurante.