Na última quinta-feira, dia 14 de março, a Schipper teve a honra de receber um convidado muito especial para conhecer a filial de Brasília e se reunir com a nossa equipe. Nascido na Espanha, o Chef Juan Calero chegou no Brasil 14 anos atrás para trabalhar como subchefe de cozinha em um dos hotéis do Iberostar. Atualmente, atua como assessor regional de alimentos e bebidas para o grupo, e escolheu a Schipper para fornecer os utensílios das unidades da rede no país.
Parceiro da Schipper, o Grupo Iberostar é uma empresa multinacional espanhola dedicada principalmente ao setor de turismo e hospitalidade, fundado em 1986 por Miguel Fluxà Rosselló e conhecido por sua presença global em destinos turísticos populares.
Hoje, a empresa opera uma ampla gama de estabelecimentos em todo o mundo, desde hotéis e resorts all-inclusive até propriedades boutique de alto padrão. Localizadas em áreas costeiras, as hospedagens oferecem aos clientes uma experiência completa de lazer com serviços de spa, gastronomia de qualidade e uma variedade de atividades recreativas.
Além disso, o Grupo Iberostar tem se destacado por demonstrar um forte compromisso com a sustentabilidade, implementando iniciativas e políticas ambientais em suas operações para reduzir o seu impacto e promover práticas responsáveis no setor de turismo.
O primeiro hotel da rede chegou ao Brasil em 2005. O Iberostar Praia do Forte, na Costa do Sauípe – Bahia, foi o primeiro empreendimento do grupo no país. Desde então, a rede expandiu sua presença por aqui e, atualmente, conta com 2 hotéis e o cruzeiro Grand Amazon Expedition.
A Schipper foi a escolhida para fornecer os utensílios por compartilhar os mesmos valores da rede, de acordo com Juan. O Chef concordou em conceder uma entrevista para nosso Diretor Administrativo, Frank Kreppel, e contou que o grupo se esforça para ter um serviço excepcional. “Tudo o que queremos entregar aos nossos clientes da Iberostar, a Schipper também quer oferecer aos seus consumidores”, observou o espanhol. Ele também destacou, na conversa, que a forma com que é tratado e a atenção da nossa equipe de consultores é um grande diferencial, com respostas rápidas e eficientes em um relacionamento profissional, mas muito próximo. “Além da qualidade e do serviço, pra mim é relevante que a Schipper conta com uma equipe muito humana”, acrescentou.
Além do motivo de ter optado pela Schipper para firmar uma parceria, ele também falou um pouco sobre o Iberostar, as ações sustentáveis adotadas pelos hotéis e o que ele acredita que seja o grande diferencial da rede. A entrevista está disponível abaixo. Confira!
Frank Kreppel: Juan, conte um pouco sobre você. Qual a sua função na empresa e qual a sua ocupação no grupo?
Juan Calero: Eu venho da Espanha e já moro aqui há 14 anos. Desde então, tenho trabalhado com a Iberostar. Inicialmente, cheguei ao Brasil como subchefe de cozinha em um dos hotéis daqui. Atualmente, ocupo a posição de assessor regional de alimentos e bebidas para os hotéis da rede no Brasil.
Frank Kreppel: Isso inclui todos os hotéis do Brasil?
Juan Calero: Sim, a empresa possui duas unidades na Bahia e um navio em Manaus.
Frank Kreppel: Perfeito. Você poderia falar um pouco sobre a Iberostar e a importância do grupo no setor hoteleiro aqui no Brasil?
Juan Calero: Não só a importância no setor hoteleiro no Brasil, eu gostaria de destacar a relevância do grupo globalmente. A Iberostar é uma rede internacional com diversos hotéis na Europa e uma forte presença na América, incluindo destinos turísticos como México, República Dominicana, Cuba, Jamaica e, é claro, Brasil, que é um destino turístico com experiências únicas em locais com uma natureza fantástica. Este ano, inclusive, estamos prevendo a abertura de mais uma unidade em Aruba. Estamos sempre em busca de destinos de sol e praia, e procuramos oferecer aos nossos clientes uma experiência gastronômica, mas ao mesmo tempo familiar, onde possam aproveitar as férias em família na praia e em um bom clima.
Frank Kreppel: São cerca de 100 hotéis, correto?
Juan Calero: Sim, estamos nessa faixa de número.
Frank Kreppel: Na sua visão, por que o grupo Iberostar escolheu a Shipper para auxiliar no fornecimento?
Juan Calero: Acredito que compartilhamos os mesmos valores que a Schipper, focados em oferecer um serviço e um atendimento de qualidade e de forma excepcional. Tudo o que queremos entregar aos nossos clientes da Iberostar, vocês também querem oferecer aos seus consumidores. É muito gratificante encontrar empresas assim, que a gente pode ter essa parceria e trabalhar juntos para buscar novos desafios e novas propostas, em um mundo onde precisamos estar nos atualizando continuamente. Portanto, essa parceria nos permite garantir padrões elevados.
Frank Kreppel: Muito obrigado, Juan. Ficamos muito felizes com a sua resposta! Entre os serviços que a Shipper oferece, há algo que se destaque para você?
Juan Calero: Para mim, o principal destaque é a forma com que vocês tratam os clientes. Nos sentimos privilegiados como consumidores porque vocês mantêm um relacionamento muito próximo conosco, com respostas rápidas e eficientes sem que precisemos esperar. Além da qualidade e do serviço, a equipe que trabalha na Schipper é muito humana. São muito atenciosos conosco.
Frank Kreppel: Isso é ótimo de ouvir. E qual você considera ser o diferencial da Iberostar em comparação com outros resorts semelhantes no Brasil?
Juan Calero: Nosso foco está em proporcionar aos clientes uma experiência completa, indo além da estadia, da comida e da bebida. Queremos que eles levem consigo memórias duradouras, de experiências únicas e momentos inesquecíveis durante suas férias.
Frank Kreppel: É uma missão bem interessante. Para você ter uma boa experiência, é preciso pensar em muitas coisas, como equipamentos, ambiente, iluminação, música, pratos, pessoas, qualidade de alimentos, bebidas… e tudo isso em harmonia, para que crie uma atmosfera desse tipo, não é?
Juan Calero: E uma fornecedora de qualidade que nos atenda a tempo para que o cliente possa viver essa experiência!
Frank Kreppel: E a conjunção de tudo isso é o que causa as ocupações bem elevadas nos hotéis de vocês, certo?
Juan Calero: Correto. Graças a Deus, temos uma ocupação muito alta. No final do ano passado, ficamos em uma média de 100% de ocupação e, no ano retrasado, também tivemos cerca de 90% de ocupação. É maravilhoso.
Frank Kreppel: Realmente! Eu fiquei muito feliz em saber que vocês geram a maior parte da energia que consomem e que toda a água dos hotéis é filtrada para uso. Vocês também tem uma política de lixo zero, em uma operação enorme que chega a reunir 4 mil pessoas diariamente. É impressionante.
Juan Calero: Sim. O Iberostar preza muito pela sustentabilidade e com a responsabilidade na área em que estamos localizados em cada país. É um pilar muito importante para a nossa empresa, pois precisamos cuidar do local onde estamos instalados, para que os destinos sejam preservados a longo prazo e que a gente não acabe com a natureza. Temos essa missão muito forte como empresa. Além disso, com relação à água filtrada, seguimos essa filosofia para evitar o uso de garrafinhas plásticas e todos os outros plásticos descartáveis. Não trabalhamos mais com isso em nossa operação diária. Foi um trabalho difícil fazer isso no início. Quando a gente chegou e tivemos que parar de utilizar canudos, não acreditávamos que conseguiríamos. Hoje a gente acha um absurdo outras empresas que continuam fazendo isso.
Frank Kreppel: Vocês sabem que aqui na Schipper, trabalhamos com os pratos da Bonna, que é uma empresa com uma pegada muito forte de sustentabilidade, não é? A redução de, no mínimo, 80% da quebra, diminui 80% do descarte de pratos quebrados na natureza, e estes restos não são biodegradáveis. Sem contar que há 80% menos extração de matéria prima e 80% menos usinagem e geração de CO2. A fábrica, inclusive, também segue a política de lixo zero, como a Iberostar. Os resíduos são reaproveitados, a energia que gastam é 100% gerada por eles e a água é coletada da chuva durante todo o ano e armazenada em reservatórios gigantes.
Juan Calero: Impressionante. Fiquei feliz em saber sobre estas iniciativas sustentáveis. É algo que certamente merece destaque.
Frank Kreppel: Com certeza! Obrigado, Juan, por compartilhar conosco essas informações valiosas sobre a Iberostar e sua atuação no Brasil.
Juan: Eu que agradeço a oportunidade!