Águas Claras, o bairro moderno de Brasília com arranha-céus que o difere do plano piloto, tem sido um grande palco para o desenvolvimento da gastronomia brasiliense. Exemplos disso são os restaurantes Quattro e Taian, que oferecem experiências aconchegantes e únicas. As duas casas, embora distintas em suas especialidades culinárias, compartilham um espaço e uma visão em comum: proporcionar aos clientes uma jornada sensorial pelos sabores autênticos da Itália e do Japão.
A história dos estabelecimentos começa em um cenário econômico desafiador que fez com que Ney Almeida, sócio-proprietário das casas, deixasse o mercado imobiliário de lado. Diante da crise, surgiu a oportunidade de transformar um imóvel em algo significativo. Assim, junto com sua parceira e esposa, Cris Fumiê, a ideia de criar um restaurante começava a tomar forma.
A paixão pela cozinha surgiu quando a ex-paisagista se deparou com uma situação delicada. Seu marido havia desenvolvido um problema de coração e, aos 30 anos, teve o desafio de começar uma longa jornada culinária. A habilidade foi se desenvolvendo e, hoje, é ela quem comanda as cozinhas do Quattro e Taian. “Tudo que acontece na nossa vida tem um propósito”, reflete a agora Chef.

A verdade é que a escolha pela culinária italiana foi estratégica, com o objetivo de oferecer pratos que pudessem ser compartilhados entre os amigos e família. A visão era clara: criar um ambiente onde os clientes pudessem não apenas saborear pratos autênticos, mas também testemunhar a magia da culinária italiana, com cozinhas abertas para que os visitantes acompanhem a preparação dos pratos.

“O sucesso do Quattro Pizza Bar foi imediato. Fomos muito bem aceitos pelo público local e também pelo restante da cidade que vinha nos conhecer”, revela Cris, que ficou responsável por desenvolver o menu original da casa, cuja proposta artesanal com ênfase em ingredientes de alta qualidade tornou-se um diferencial marcante do restaurante. Dentre os favoritos, se destaca a Pizza à Moda Quattro, que leva o nome da casa e é preparada com uma mussarela especial, parmesão italiano, figos e um pesto de receita secreta, exclusiva e que conquista a todos.

A sócia-proprietária destaca a importância de ter bons ingredientes e trazer mais processos artesanais para restaurantes, e confessa que este é um dos maiores diferenciais do Quattro. “Uma coisa que fazemos questão são os insumos. Compramos todos com base italiana, então acredito que temos um diferencial com relação à matéria-prima. Minha sogra sempre falava antigamente que quando você vai à cozinha, se você não tem ingredientes bons, você não consegue um produto de excelência”, relata. Da escolha dos ingredientes à apresentação dos pratos, tudo é cuidadosamente selecionado para garantir a autenticidade dos pratos e que o cliente tenha uma boa experiência.
O menu da casa foi elaborado a partir desta ideia e, de acordo com Fumiê, envolveu um extenso estudo da concorrência e uma imersão na cozinha para criar opções autorais que destacassem o restaurante no cenário gastronômico. Os dias dedicados à isto resultaram em um cardápio diversificado e autêntico.
Com a pandemia, as crises e os problemas financeiros voltaram. Os proprietários e parceiros, sempre atentos às necessidades e desejos dos clientes, perceberam uma oportunidade de atrair o público de volta ao estabelecimento. Assim, surgiu a ideia de criar o Taian, um restaurante japonês que dividiria o mesmo espaço com o Quattro Pizza Bar, trazendo consigo a riqueza da culinária japonesa.
A decisão de abrir um espaço japonês revelou-se um acerto, com os clientes fiéis do Quattro explorando cada vez mais também o menu do Taian. A proposta era de ir além do convencional, oferecendo não apenas um menu fixo, mas também a opção de rodízio. Dentre os pratos do menu, para Cris o destaque é o Combinado Taian, que leva o nome da casa. Uma combinação de sushis, makimonos e sashimis, salmão, atum e anchova frescos, opções disponíveis no cardápio e surpresas que o chef escolhe na hora, é uma alternativa que irá agradar até os paladares mais exigentes.

Para montar a casa, os sócios contaram com a consultoria completa e gratuita da Schipper, que desempenhou um papel crucial na construção da identidade do Quattro e do Taian. Cris Fumiê revela que esta parceria foi muito além do simples fornecimento de utensílios. “A Schipper foi vital para a montagem do nosso negócio. Eles nos ajudaram com toda a implementação, a concepção de que pratos e taças seriam necessários, com a elaboração e com as nossas necessidades específicas. Eles nos deram um norte em relação a todos os tipos de itens que utilizaríamos em cada momento e também na orientação sobre manutenção”, afirma. No estabelecimento, eles optaram por utilizar as porcelanas ultra resistentes da Bonna, com o objetivo de diminuir o prejuízo a longo prazo com as lascas de borda.

A Chef também enfatizou que a qualidade e resistência dos utensílios da Schipper que são amplamente utilizados nos restaurantes surpreenderam e reduziram os custos com manutenção, além de contribuir para a excelência na apresentação dos pratos, um aspecto crucial na experiência gastronômica oferecida pelo Quattro e Taian.
A todos, a Chef Cris Fumiê e o empresário Ney Almeida estendem o caloroso convite para conhecer o seu espaço. Com confiança, ela acredita que todos apreciarão não apenas os produtos, mas também o cuidado e o carinho dedicados à preparação e montagem de cada detalhe dos restaurantes. Mais do que um chamado para conhecê-los, é um convite para experimentar, se encantar e voltar.
Confira a entrevista com a Chef no Schipper Visita abaixo e se encante com o espaço criado pelos sócios-proprietários!