Parentela, no dicionário, significa família. Foi do sonho de trazer a cozinha de casa para a rua que surgiu a padaria, localizada na 302 sul em Brasília.
Com uma arquitetura inspirada nos casarões coloniais de Minas Gerais, a Parentela segue a ideia de uma casa feita por uma família para as outras famílias da capital. O ambiente é agradável, com mesas ao ar livre e um balcão de padaria para buscar os pães e se deliciar em casa. A fachada segue as cores azul, vermelho, bege e dourado, bem como a identidade visual do restaurante e muitos dos utensílios escolhidos para servir o cardápio.
À frente do Rei do Pão de Queijo há 36 anos, também localizado na Rua das Farmácias, Leonardo queria ampliar o negócio, mas tinha a ambição de fazer algo maior. Quando surgiu a ideia da casa de pães, o proprietário se assustou com a quantidade de pré-misturas e produtos industrializados usados na produção alimentícia do ramo, e tinha o desejo de que o Parentela se diferenciasse do mercado nessa questão. “Quando entrevistei meu padeiro, ele me mostrou as fotos do que ele já fazia e eu falei que não queria nada daquilo. Ele topou, e assim montamos um cardápio de produtos onde a única química é o fermento”, revela.
Cláudia, esposa de Leonardo, atuava na área da educação quando decidiu mergulhar no projeto. A vinda dos filhos e a constituição da sua família foram os motivos principais da mudança na carreira. Hoje, o casal de Uberaba trabalha em conjunto e se especializou para se dedicar à padaria. “É um universo novo para mim, mas está sendo uma experiência incrível”, confessa a mineira.
O carinho do casal ao montar a “padaria diferenciada” foi o que fez os pratos alcançarem aquele gostinho especial. “A nossa comida te dá a sensação de que você está comendo algo feito em casa. Ela tem aquele sabor caseiro e de almoço em família”, reconhece Cláudia. O segredo para conseguir tudo isso, de acordo com eles, é ser mineiro. “Nós somos de Minas. A gente gosta de comida saborosa. E o que faz isso não é pimenta e não é sal. É tempero!”, revela o empresário.
Ao montar o menu, foi necessário pensar em uma seleção variada para atender a demanda de refeições do café da manhã ao jantar. Aberta de segunda à domingo durante todo o dia, a Parentela oferece desde um café da manhã reforçado a um caldo saboroso para aquecer a noite brasiliense.
Apesar de não ter um prato preferido, Leonardo admite que há três opções muito emblemáticas: o brunch completo, os cortes premium e as pizzas. O primeiro, inspirado e construído especialmente para dar energia para o resto do dia, é servido com um blend americano (ovos mexidos, bacon frito, torrada e guacamole), folhado de maçã ou banana, dois croissants, salada de frutas, geléia, manteiga, café coado e suco natural.
Para o almoço, o empresário recomenda as adições mais recentes ao cardápio: o ancho, baby beef ou o chorizo, acompanhados de duas guarnições e um molho. Ele indica a porção de batatas e o arroz à piamontese. Já para o fim de tarde e para o jantar, a pizza é a sugestão. “A nossa massa passa por uma fermentação natural que dura mais de 24 horas, então você consegue comer e não ficar com a sensação de estômago pesado. É uma delícia”, explica o mineiro. Além dessas opções, o cardápio também conta com carta de drinks para Happy Hour, entradas, pratos executivos e pratos família, saladas, caldos, toasts, combinados, sanduíches, uma seleção de pâtisserie e gelatos, e os clássicos de padaria, como croque monsieur, cuscuz, omeletes, tapiocas, cafés e chás especiais.
As refeições chegam à mesa com sabor e muito charme nos utensílios da Schipper. Uma das paixões pessoais de Cláudia, as louças foram todas escolhidas à dedo na loja de Brasília. “Fiquei encantada com a qualidade, a beleza e como elas combinaram perfeitamente com a nossa casa, nosso cliente, nosso estilo e nossas cores. Foi, realmente, uma combinação perfeita”, destaca ela. Os mineiros contam que o processo criativo que influenciou a escolha das porcelanas não é linear. No início, o casal montava os pratos primeiro mas, atualmente, a criatividade encontra liberdade para imaginar novas opções para o cardápio com a seleção disponível na Schipper.
Para os clientes, Leonardo e Cláudia oferecem o convite de conhecer a padaria. “Aqui, nós temos uma comida diferenciada, um ambiente aconchegante e inclusivo para as famílias, com parquinho para as crianças e muito tempero! Cada prato é pensado com muito carinho e vocês vão amar cada detalhe da nossa casa”, asseguram.
A Parentela está localizada em Brasília, na SHCLS 302 Bloco A, aberta de segunda à sexta-feira de 6h30 às 22h, sábado de 7h às 22h e domingo de 7h às 20h. Além de sentar para se deliciar com as refeições do menu, você também pode aproveitar a seleção de pães disponíveis para levar para casa.
Confira a entrevista do Schipper Visita com os proprietários no vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre a padaria.