Conta para a gente: o que te levou a querer investir na decoração de restaurante ou até mesmo mudar o visual do seu estabelecimento? Saiba que essa simples atitude já é um grande passo em direção ao sucesso. Afinal, como já deve ter percebido, os clientes estão cada vez mais exigentes.
Não basta apenas oferecer um bom prato, uma comida gostosa e bom custo-benefício.
As pessoas que visitam o seu restaurante esperam mais que isso, indo em busca de experiências completas, em que o ambiente é o novo prato de entrada e são as deliciosas sensações que as fazem voltar.
A decoração tem o poder de impressionar com todo requinte possível e destacar o seu estabelecimento aos olhos do consumidor, sendo um grande diferencial.
Por isso, o nosso objetivo aqui é apresentar questões fundamentais que você deve considerar para encontrar a decoração para o seu restaurante, independentemente se estiver começando no ramo ou já for um profissional.
O importante é ter atenção aos detalhes. Acompanhe!
8 dicas essenciais para decorar o seu restaurante e encantar a clientela
1 – Quem você quer encantar?
Um grande erro que muitos cometem é pensar a decoração do restaurante com base no seu próprio gosto pessoal. Mas, acima de tudo, é preciso considerar o gosto e as preferências do seu cliente.
Lembre-se que além de realizar um sonho pessoal, deixando o seu restaurante do jeito que sempre imaginou, também é necessário ter um olhar mais atento para quem vai frequentar o local, para atrair o público correto e aumentar as suas chances de sucesso.
Um público jovem, por exemplo, costuma se encantar com ambientes mais modernos, diferentes e personalizados, inclusive com mesas dispostas de forma diferente, criativa e inusitada.
Exemplo de decoração para um público jovem. Quer mais modelos de taças e copos modernos? Confira aqui.
Já clientes mais tradicionais gostam de se sentir em casa quando vão a um restaurante, com talheres, por exemplo, comuns e que estão acostumados a utilizar.
Exemplo de decoração para um público tradicional. Quer mais modelos de taças e copos tradicionais? Confira aqui.
Uma grande dica aqui é se colocar no lugar do seu cliente para pensar a decoração.
- O que ele gostaria de ver e sentir ao visitar o seu estabelecimento?
- Qual a primeira impressão que ele terá do ambiente?
- Ao sair do seu restaurante, a decoração vai ser um ponto que ele vai comentar para amigos e pessoas próximas?
2 – Qual o estilo quer seguir e qual a proposta do restaurante?
Pensar nisso vai facilitar, principalmente, na hora que for definir itens e objetos de decoração para o seu restaurante.
Qual o tipo de culinária do seu restaurante? Italiana, caseira, variada? Qual o conceito do menu? O que você quer que as pessoas levem como mensagem e proposta da sua culinária?
Você pode seguir uma linha mais moderna e diferente, por exemplo, ou mais tradicional, clássica, rústica e até mesmo vintage.
3 – O que outros restaurantes estão fazendo de legal (e de errado)?
Essa é uma boa forma de reunir ideias do que fazer — e do que não fazer.
Observe, principalmente, os seus concorrentes próximos e aqueles que também atraem o seu tipo de público, mesmo que sejam mais afastados.
O que as pessoas comentam sobre a decoração deles? Eles trabalham a decoração de forma inovadora? Fazem algo de diferente? Têm um detalhe interessante? Como se destacam?
Você também tem que pensar que precisa se destacar aos olhos dos clientes entre as opções de restaurantes que eles têm disponíveis. E a decoração é uma boa carta na manga para isso.
Uma boa dica é investir em uma fachada atrativa e que desperte o interesse.
4 – Como a sua decoração vai conversar com o seu restaurante?
Uma das coisas que mais impressionam clientes é quando a decoração não é algo à parte, mas sim um detalhe que faz toda a diferença no espaço e, principalmente, conversa com todo o restaurante.
Isso significa que a decoração interage com a comida e o ambiente, proporcionando uma experiência mais completa para o cliente.
Usar frases divertidas, que contam a história do restaurante ou da culinária, são bons exemplos de ideias para seguir.
Confira mais xícaras como essas no acervo da Schipper Brasil aqui. Clique em “Taças e Copos” > “Sobremesa, Cafe e Cia”.
5 – Explorar e aproveitar melhor os espaços é uma das maiores dicas!
Já pensou em explorar melhor as paredes de forma criativa? E o espaçamento entre as mesas? E, ainda, o que acha de trabalhar melhor a decoração dos banheiros?
Esses são alguns espaços que muitos restaurantes deixam de lado, perdendo a oportunidade de aproveitar ainda mais a decoração, como pode ver nas referências acima.
6 – Atenção para um dos principais locais do restaurante: a mesa
A composição e decoração das mesas do seu restaurante devem ser um dos principais focos do seu investimento, afinal é onde os seus clientes vão passar a maior parte do tempo!
Uma boa dica é criar contrastes entre a louça e a mesa, com bom uso das cores.
Não esqueça, claro, que além de serem bonitos, os elementos da mesa precisam ter qualidade. Os utensílios e itens das imagens acima fazem parte do catálogo da Shipper Brasil. Clique aqui para conferir os produtos.
7 – Quais cores escolher?
O segredo é pensar as cores de forma estratégica, tendo em mente que cada uma influencia diretamente no consumo da comida.
Cores mais quentes, por exemplo, comprovadamente aguçam mais a fome, podendo ser uma boa escolha para hamburguerias.
Mas, dependendo do estilo do seu restaurante, indicamos investir em tons mais frios, que passam uma sensação de tranquilidade no ambiente. Uma boa opção para restaurantes mais tradicionais de comida japonesa, por exemplo.
Além disso, além do ambiente, você também pode trabalhar as cores nos pequenos detalhes, como nos talheres que compõem a mesa ou nos copos. Um talher vermelho, por exemplo, pode ser uma boa ideia para estimular a fome nos clientes de forma sutil.
Confira opções de utensílios de mesa coloridos no nosso catálogo clicando aqui.
8 – Onde você vai para encontrar objetos de decoração de restaurante? Qual o seu orçamento?
Dependendo do seu orçamento, uma boa opção pode ser consultar feirinhas especiais mais em conta e até considerar reaproveitar móveis, que podem trazer um aspecto interessante para o seu restaurante.
Fotos, referências e ideias de decoração de restaurante para você se inspirar
Fique atento: além de acumular boas referências e ideias, é preciso colocá-las em prática. Então, separe as que mais lhe agradam e mãos na massa!
Decoração de restaurante rústico
Estilos rústicos são boas ideias para pizzarias ou restaurantes com comida regional, como nordestinos. Tijolos e madeira são as grandes tendências.
Nos utensílios, como louças, invista também em itens com detalhes em madeira, para dar um toque especial a toda a decoração. Confira opções de utensílios rústicos aqui.
Decoração de restaurante moderna e minimalista
Boas opções para restaurantes com público mais jovem e descolado. O contraste de cores e o uso criativo das paredes são alguns dos principais pontos.
Como citamos, inovar na forma que apresenta os talheres, pratos e copos na mesa também pode ajudar nesse quesito. Encontre os utensílios especiais para o seu restaurante moderno e minimalista aqui.
Decoração de restaurante caseiro
O objetivo é criar um ambiente o mais aconchegante possível, transmitindo o jeitinho de casa. Madeira, iluminação intimista e o uso do verde, como plantas, costumam se destacar na decoração.
A Schipper possui porcelanas com decorações rústicas, taças temperadas e utensílios em madeira para te ajudar a compor a sua decoração. Confira as opções aqui.
Decoração de restaurante pequeno
A chave para esse tipo de decoração é fazer com que o ambiente pareça maior do que realmente é. Para isso, tons mais claros e até o uso de espelhos são boas táticas para dar essa impressão.
Para conferir louças sofisticadas para o seu restaurante pequeno, clique aqui.
Decoração de restaurante self service
O principal para restaurantes self service é investir em uma decoração que deixe o ambiente prático. Um dos grandes destaques são as mesas e a disposição delas, sendo geralmente pequenas e com bom espaço entre uma e outra para que grupos maiores possam juntar as mesas, se necessário.
Utensílios também têm grande importância em self services, tornando a mesa muito mais equilibrada e agradável para o cliente. Confira opções para o seu self service aqui.
Decoração de restaurante italiano
Restaurantes com culinária italiana costumam remeter a um ambiente mais familiar. E a decoração segue essa linha, com toalhas coloridas ou quadriculadas sobre as mesas, geralmente maiores, além de móveis de madeira.
Um grande aspecto de restaurantes italianos são as taças e copos, especialmente pela cultura de degustação de vinhos. Aqui na Schipper você vai encontrar ótimas opções para o seu estabelecimento, clique aqui.
Quer mais referências de decoração? Confira aqui o nosso catálogo com a aplicação de vários de nossos produtos para que possa se inspirar para equipar seu restaurante harmonizando com a decoração.
Equipe seu restaurante com os melhores utensílios (dentro do orçamento)!
Se você tem dúvidas em como adequar o seu orçamento para equipar e decorar seu restaurante, conte com a consultoria gratuita da Schipper Brasil. Mas não esqueça de envolver, também, o importante e fundamental trabalho do profissional de arquitetura.
Na compra dos nossos utensílios, os nossos especialistas irão ajudá-lo gratuitamente da melhor forma para compor com a decoração do seu estabelecimento, sem ultrapassar os limites do orçamento.
Oferecemos o melhor serviço com as melhores marcas ao implantar ou renovar seu restaurante, fortalecendo o seu planejamento.
Oferecemos o melhor serviço com as melhores marcas ao implantar ou renovar seu restaurante, fortalecendo o seu planejamento.
Daremos toda a atenção e o auxílio necessário para ajudar a formar uma personalidade marcante para o seu empreendimento, contribuindo para que seus clientes jamais esqueçam de você.
Saiba mais sobre a Schipper Consultoria aqui.
—————————————-