“Uma mistura de todo canto e todo lugar, onde fazemos experimentos com ingredientes nacionais”. De acordo com Di Oliveira, é isso que define o Brasis Ateliê Gastronômico. Inaugurado em abril de 2019, o restaurante logo ganhou visibilidade no cenário brasiliense e concorreu a prêmios como “melhor chef” e “melhor restaurante revelação” pela revista Encontro Gastrô.

Aberto de quinta a domingo, o local funciona em formato de menu degustação com 3, 5 ou 8 etapas e também oferece opções vegetarianas, veganas, infantis e belisquetes. Dessa forma, a chef garante que os visitantes experimentarão sabores brasileiros de todos os cantos do país ou de “todos os Brasis”. “A proposta do restaurante é essa, o nome já fala: um pouco de tudo. É um pouco de mim. Eu sou mineira, carioca, nordestina…”

Edilane Oliveira, como era conhecida antes de se aventurar na cozinha, trabalha como produtora cultural há 26 anos e foi a profissão que lhe deu a oportunidade de conhecer quase todo o país. Absorvendo tudo que conheceu em suas viagens pelo Brasil, Di entrega “experimentos com ingredientes brasileiros da melhor forma possível” há 3 anos. Em uma de suas aventuras, a chef precisou cozinhar para muitos convidados e percebeu que tinha jeito para a coisa: foi quando sua jornada na cozinha começou.

A ideia de abrir o estabelecimento apareceu assim que saiu do programa MasterChef e não demorou muito para que Di transformasse sua própria casa, que fica em uma área de preservação ambiental no Distrito Federal, em seu próprio ateliê gastronômico. Além de um cardápio variado que mistura diversos sabores e sensações, o local une arte, comida e natureza maravilhosamente. “Eu abri as portas da minha casa para as pessoas poderem vir conhecer não só a minha gastronomia, mas também todo o meu acervo de obras de arte. Foi uma forma que eu encontrei de juntar tudo”.

O prato que escolheu compartilhar com a Schipper foi o seu Filé Suíno ao Molho de Siriguela, um dos selecionados para o seu menu de ano novo que se tornou um queridinho da brasiliense e passou a ocupar um lugar mais que especial em seu coração quando foi selecionada para participar do MasterChef graças à ele. “É um filé alto, com confit de alho assado e um molho de siriguela bem especial, acompanhado de uma couve kale assada e nossa famosa Farofa da Chef”. Feita no local, a farofa é feita de pão italiano com castanhas brasileiras e leva cerca de 6 horas para ficar pronta no forno. “Eu fiquei super feliz com o desenho desse prato, acho que a moldura ficou linda”.

O envolvimento do Brasis com a arte foi o que despertou nela o desejo de encontrar louças que funcionassem bem para emoldurar suas obras culinárias. “Quando eu pensei em abrir a cozinha e o restaurante, comecei a criar. O fato de envolver arte… eu tinha que ter as louças ideais. Coisas bacanas para poder ser a minha tela. E há muito tempo venho buscando, trabalhando com outras pessoas, artistas, ceramistas… e então um amigo me apresentou à Schipper”. Surpresa com os pratos especiais e as bordas com garantia de vida, Di levou a Bonna para o Brasis. “Pra mim, a maior dificuldade dentro do restaurante era o índice de quebra dos pratos muito alto, e quando eu cheguei lá, me surpreendi com os pratos com bordas que não quebram. Virei uma cliente apaixonada”. De acordo com ela, sempre que precisa de algo, a Schipper é o primeiro lugar que pisa para buscar. “E os meus clientes estão amando, ficam querendo saber de onde é a louça… e tá tão pertinho da gente, logo ali na Schipper, ali no SIA”.

Situado no Lago Oeste, a apenas 30km do Plano Piloto, o local é “um pedacinho de Brasília fora do centro”, como ela mesma define. Com fácil acesso, a chef garante que os interessados não irão se arrepender da visita. “Estamos muito felizes com esse cantinho e com a resposta das pessoas de vir aqui para conhecer. A comida… tem muita gente que diz que é boa, viu?”.
O primeiro episódio da primeira temporada do novo Schipper Visita já está no ar! Confira a entrevista com a chef Di Oliveira na íntegra no nosso canal do YouTube ou acesse através do link:SCHIPPER e conheça um pouco mais sobre o local que mistura toda a brasilidade e cultura em um cantinho gastronômico sem igual.
O Schipper Visita é um projeto original e exclusivo da Schipper e foi criado com o objetivo de visitar e apresentar os estabelecimentos que têm um pouco de nós. Conheça as histórias de seus donos, chefs e gestores, como eles conheceram e porque optaram pelos utensílios da Schipper e dê uma espiada na operação, preparação e montagem dos pratos e drinks queridinhos dos restaurantes, bares, hotéis e hospitais mais renomados, únicos e que se diferenciam no mercado.
Primeira temporada do Schipper Visita – novos episódios toda quinta-feira às 20h.
