Você provavelmente já se deparou com fotos da arquitetura branca e azul de Santorini, um lugar mágico, cenário de romances, fotos, filmes e séries, e talvez também tenha vontade de conhecer a charmosa cidade grega. Pois então temos uma boa notícia para você: pode não se situar na Grécia, mas o Greta Kouzina chegou para trazê-la à Brasília e animar a capital com uma nova forma de apresentar a culinária típica do país aos brasilienses.
Idealizado pelos donos Luiza Melo e André Sampaio, o restaurante respeita a culinária grega mas traz toques brasileiros para os pratos. Já na cozinha, brilha o Chef Edu Reis, que aceitou a aventura de executar o cardápio do lugar. Durante a visita da Schipper no local, ele nos apresentou cada canto do restaurante com muito orgulho e sempre com um sorriso no rosto. “É uma cozinha diferente para mim, né? Cheguei em Brasília, caí de paraquedas numa casa alemã e hoje [estou] numa casa grega. É um desafio bem prazeroso de fazer”. Edu explica que “o Greta Kouzina é uma cozinha grega, só que tem uma pegada de trazer a comida grega original com um pouco de brasilidade nisso. É um grego contemporâneo. Uma comida mediterrânea, mas, ao mesmo tempo contemporânea”.
Clientes antigos, os donos do estabelecimento equiparam o Greta Kouzina e o Totti Cucina, sua primeira casa, com os utensílios da Schipper. “Uma parceria bem legal [que temos] é com a Schipper. A gente coloca todos esses pratos maravilhosos que a gente inventa aqui numa louça bem bacana de apresentar pro nosso cliente. Então, eu acho que foi uma escolha bem legal”, conta o chef, que é um grande parceiro e já conhecia a Schipper antes mesmo de comandar a “kouzina” do local.
O projeto, assinado pelo grupo Babel Arquitetura, impressiona a todos pela semelhança e fidelidade à arquitetura das ilhas paradisíacas de Mykonos e Santorini. Localizado no Lago Sul, na Qi 9, onde ficava o antigo Marietta, a ideia era exatamente essa: transportar os clientes para a Grécia. “Ele (o Greta) tem uma proposta, em questão de arquitetura, de trazer o nosso cliente para Mykonos e Santorini, que são algumas das ilhas gregas mais famosas. E é uma proposta bem legal e bacana de trazer o cliente para um ambiente gostoso, aconchegante, refrescante e com comidas maravilhosas.”
Os pratos escolhidos pelo chef Edu para apresentar na entrevista foram muitos. “Eu escolhi alguns pratos para apresentar para vocês, os originais, que são os pratos mais conhecidos gregos. E também um pouco do Brasil como no tartar, algo que veio de fora, mas que a gente adaptou aqui para a nossa cultura”. Os selecionados foram a Moussaka original grega, que é uma lasanha de berinjela, queridinha do chef pelo seu sabor e apresentação; o Souvlaki, também tradicionalmente grego, mas que foi adaptado para o restaurante, com um toque brasileiro; o Keftedes, um prato de almôndegas de cordeiro acompanhadas de húmus, pasta de grão de bico de receita exclusiva; a Spanakopita, entrada fantástica que faz sucesso no Greta: um pastel com massa filo, queijo de cabra e espinafre; e por fim, o prato principal mais vendido do restaurante, feito com uma redução de polvo e uma mousseline de batata, que estava impecável. Todos servidos nas cerâmicas da linha exclusiva Schipper, a Nativa, e na cor que remete a identidade visual do restaurante: o azul.
Para os interessados, fica o convite do chef Edu: “então fica aqui convite para os nossos futuros clientes, para virem conhecer a nossa casa, uma casa bem acolhedora e que eu tenho certeza que vocês vão gostar”. O Greta Kouzina está localizado em Brasília – DF e fica aberto de terça à domingo, de 12h às 16h e de 18h à 00h. É parada obrigatória para os que curtem uma culinária contemporânea e querem conhecer um restaurante encantador e charmoso.
Confira a entrevista com o Chef Edu na íntegra e conheça mais sobre o pedacinho da Grécia na capital no vídeo a seguir:
O Schipper Visita é um projeto original e exclusivo da Schipper e foi criado com o objetivo de visitar e apresentar os estabelecimentos que têm um pouco de nós. Conheça as histórias de seus donos, chefs e gestores, como eles conheceram e porque optaram pelos utensílios da Schipper e dê uma espiada na operação, preparação e montagem dos pratos e drinks queridinhos dos restaurantes, bares, hotéis e hospitais mais renomados, únicos e que se diferenciam no mercado.
Primeira temporada do Schipper Visita – novos episódios toda quinta-feira às 20h.