Em meio aos arranha-céus de São Paulo, aos prédios quadrados e retangulares, baixos ou altos, há um que se diferencia: é o Hotel Unique, com sua arquitetura contemporânea assinada pelo pupilo de Oscar Niemeyer, um dos mais renomados arquitetos brasileiros da atualidade, Ruy Othake.
O edifício, em formato de barco, está localizado no bairro Jardins e é um dos hotéis mais luxuosos da capital paulista. Sua estrutura de meia lua, suportada por dois largos pilares nas extremidades e uma base no centro, parece quase inteiramente suspensa e chama a atenção de todos pela sua singularidade. As janelas redondas, o concreto e o uso de madeira trazem ainda mais semelhança à um navio no meio da cidade.
Inaugurado há mais de 20 anos, todos os seus detalhes são únicos, assim como seu nome. Os interiores são tão ousados quanto sua estrutura, projetados por João Armentano e o local, que une modernidade, design, moda, arquitetura, arte, música, excelentes serviços e gastronomia, abriga o restaurante Skye, com cardápio assinado pelo chef Emmanuel Bassoleil e utensílios adquiridos na Schipper em sua inauguração.
Porém, o luxo não está limitado apenas à parte do hotel em que os hóspedes têm acesso, mas está também em seus processos internos. A Schipper visitou o hotel e entrevistou o Chefe de Steward – área responsável pela limpeza e organização de utensílios, equipamentos e louças na cozinha – para conhecer toda a operação por trás da higienização dos produtos utilizados no Unique, que os garantiu longevidade excepcional. “Nossos materiais têm 20 anos e nunca sofreram nenhum dano que precisasse de restauração. Nossos rechauds, talheres e bandejas em prata estão nas mesmas condições de 20 anos atrás”, conta ele.
“Aqui no Hotel Unique, nós temos as melhores marcas quando se trata de materiais operacionais usados no setor de Alimentos & Bebidas dentro da hotelaria, sendo que a maior parte deles nós adquirimos através da Schipper, uma parceira nesses longos 20 anos. Os nossos materiais são, em sua maioria, prata, que requer um zelo maior porque é sensível. Então a tratamos com muito carinho e delicadeza.”
Gilberto Marinho é quem está à frente da área de Steward desde a inauguração do hotel e foi ele quem incorporou os processos de limpeza e manutenção dos instrumentos. Porém, como ele mesmo diz, a organização está em seu DNA: “Ser cuidadoso e organizado é algo pessoal meu. Então, além de ter todo esse zelo, eu passo isso para minhas células, a minha equipe, que são bem treinadas para sempre manter o depósito organizado e, assim, facilitar a operação e preservar a vida útil do material. Com isso, temos uma boa redução do custo de reposição”.
A sua forma cuidadosa de manusear até o menor dos talheres é algo difícil de encontrar do mundo da hotelaria, e ele revela os pontos principais para o seu sucesso: “Um fator muito importante que nos permite fazer esse trabalho bacana, é ter uma equipe bem treinada, que entenda o valor do utensílio, que é necessário cuidar e acondicionar. Outro fator importante é ter um bom depósito, com prateleiras disponíveis. Isso garante que as ferramentas estejam organizadas e tenham vida longa.” O armazenamento de talheres é uma operação à parte: todos são guardados em caixas bin separadas por estilo e tipo, também plastificadas. Quando usados, são preparados e separados dos outros e, assim que deixam de ser utilizados, são novamente polidos e acondicionados de forma adequada.
Para os que buscam incorporar um sistema de Steward profissional em seu empreendimento, Gilberto revela seus segredos: “É necessário plastificar os utensílios após o uso e mantê-los acondicionados sempre, porque a prata é muito sensível. Se não fizermos isso, com o tempo ela vai oxidar, criar enzimas e ficar preta. Então, se a armazenamos polida, mantemos ela por muito mais tempo com essa aparência.”
Confira a entrevista com o Chefe de Steward Gilberto Marinho na íntegra e conheça o seu armazém, onde todo o milagre de organização e limpeza acontece, no vídeo abaixo.