Se há algo constante no mundo da hotelaria é a busca incessante por inovação e qualidade para aguardar aqueles que saem de casa para visitar um novo local.
Em relação aos últimos anos, os segmentos de hotéis, bares e restaurantes, que enfrentaram momentos difíceis pós-pandemia, tem avançado bastante. Diversos estabelecimentos conseguiram um desempenho que atingiu 90% dos números pré-pandemia já em setembro de 2022.
Agora, em 2023, com a retomada das viagens, o mercado continua a evoluir e retoma o seu crescimento. O segmento da hotelaria, por exemplo, se apoia nas tendências que estão redefinindo as experiências de clientes para transformar a hospedagem em algo novo, gerando curiosidade e criando conexões. Neste cenário dinâmico, é crucial acompanhar as novidades que moldarão o setor nos próximos anos e inovar para não ficar para trás da concorrência.
A seguir, explore algumas previsões das principais tendências hoteleiras que impactaram a indústria em 2024, que você pode incorporar no seu estabelecimento e acolher ainda mais o seu público:
Encarecimento de passagens
O aumento no custo do querosene de aviação, registrado em uma pesquisa da Abear em 2022, reflete diretamente nos preços das passagens aéreas. Esse aumento, que atingiu cerca de 59% de janeiro a novembro, resulta em um acréscimo de até 40% no custo final das passagens. Mesmo com estratégias como planejar antecipadamente ou buscar ofertas de “passagens baratas da madrugada”, o viajante enfrenta um impacto significativo na decisão de realizar a viagem. Diante desse cenário, oferecer promoções e pacotes para que viajantes façam o trajeto por meios de locomoção alternativos, não dependentes exclusivamente de passagens aéreas, torna-se uma boa estratégia.
Viagens para destinos domésticos
Diante do aumento dos preços das passagens, uma parcela significativa de viajantes tem preferido destinos que permitam deslocamentos por meios terrestres, como carro próprio, alugado ou ônibus.
Essa tendência, observada nos últimos anos, continua forte e influencia diretamente a decisão de escolher acomodações próximas de casa e mais acessíveis.
Equipes profissionalizadas com múltiplas funções
Em alguns empreendimentos de pequeno porte, o investimento na profissionalização das equipes é crucial, especialmente quando se adota um modelo de operação mais enxuto. Nessa abordagem, a ênfase recai na qualificação a longo prazo, preparando as equipes para assumir diversas responsabilidades conforme a sazonalidade. Essa estratégia visa reduzir a rotatividade e elevar a qualidade dos serviços, proporcionando um ambiente mais estável mesmo em períodos de baixa demanda.
Sustentabilidade
A preocupação com o clima é um tema discutido há bastante tempo. Observa-se um aumento nos impactos climáticos a cada ano, o que tem impulsionado um novo grupo de viajantes preocupados com as emissões de carbono. Assim, a popularização das energias renováveis e o crescente senso de consciência ambiental já estão dando origem a um novo critério de valor. Esse movimento está cada vez mais se consolidando como uma tendência significativa.
Há diversas formas de demonstrar isso no seu estabelecimento: seja utilizando fontes de energia não poluentes, estratégias para diminuir os gastos de água e desperdícios, ou até mesmo utilizando utensílios que carreguem este valor ou que sejam produzidos de forma mais verde.
Um ótimo exemplo de porcelana sustentável é a linha de pratos da Bonna, cuja produção emite menos carbono no ambiente. Mas a sustentabilidade não pára por aí – este utensílio também possui uma resistência nunca antes vista em porcelanas antes, fazendo com que suas bordas sejam muito mais resistentes à lascas. Sendo este o maior motivo para reposição de pratos em estabelecimentos como hotéis e restaurantes, diminui-se não só os gastos com a compra de novos itens, mas também os dejetos no meio ambiente.
Por fim, a Bonna também oferece uma garantia eterna contra lascas nas bordas. Então, caso um dos produtos sofra este dano, você pode trocar por um novo gratuitamente. Confira nosso catálogo com todas as opções para o seu estabelecimento.

Reservas em cima da hora
O consumidor tem feito reservas cada vez mais próximo da data de estadia. Este novo comportamento desafia os hotéis a buscarem novas maneiras de lidar com esta dinâmica, que resulta em baixa previsibilidade de receita.
Portanto, ofertar condições flexíveis e não flexíveis será crucial para garantir que o hoteleiro atenda todos os tipos de hóspedes, desde os que buscam por preços até os que procuram por flexibilidade.
Automações e Inteligência Artificial em todo lugar
O uso de dados na tomada de decisão e a presença de inteligência artificial em processos do cotidiano serão uma realidade nos anos que estão por vir. Os hotéis terão a oportunidade de automatizar todas as suas operações, como distribuição, vendas, atendimento ao cliente e o back-end. É uma nova forma de se apresentar para o mercado, de operar, diminuir gastos e facilitar alguns processos.
Algo que também impulsionará as automações na hotelaria é a escassez de mão de obra. Sem contar que o novo perfil de consumidores, principalmente da nova geração, está surgindo com grande foco e entusiasmo ao que se refere a tecnologia.
Maior conectividade
As viagens corporativas estão de volta e, com elas, a demanda de conectividade para reuniões e acesso à internet. Porém, a internet de alta velocidade não é necessária apenas para este público, sendo extremamente presente no cotidiano de qualquer pessoa. Afinal, perguntar a senha do wi-fi de um hotel não é uma das primeiras coisas que os hóspedes fazem?
O consumo crescente de vídeos e mídias sociais pede uma banda larga cada vez maior, sem contar os novos dispositivos e softwares que estão chegando no mercado e impulsionarão a hotelaria a investir em internet rápida para o funcionamento.
Mais promoções e programas de fidelidade
O cashback e o desconto de primeira compra, hoje, já não são mais novidade. Porém, nos próximos anos, veremos campanhas cada vez mais inovadoras para que o usuário se sinta acolhido e opte por recomprar. As OTAS (agências online), por exemplo, já estão implementando diversos programas de membros que oferecem descontos combinados com vantagens, como cashback e pontuação.
Estes benefícios para compradores recorrentes é uma forte tendência, algo que a a hotelaria terá que se adaptar.

Muitas viagens à trabalho
No mundo corporativo, o estilo de trabalho 100% remoto está perdendo seu lugar, pelo menos em partes, com a retomada de muitas atividades presenciais. Assim, as viagens à trabalho voltam a ser uma realidade para muitos, principalmente para reuniões e eventos.
Há também uma previsão para que os colaboradores tenham mais flexibilidade e poderão escolher os tipos de acomodações que irão se hospedar.
Mais tempo de hospedagem e bleisure
Nos últimos tempos, houve um crescimento da modalidade bleisure, com as viagens corporativas se estendendo por mais tempo para que os funcionários pudessem conhecer o destino. Agora, com os nômades digitais, as estadias mais longas se misturam com o trabalho digital, devido ao aumento dos empregos remotos, híbridos e do empreendedorismo digital.
Este tipo de público tem características diferentes, como: reservam estadias por mais tempo, procuram melhor custo-benefícios e se preocupam com as amenidades do cotidiano, como serviços de lavanderia.
Marketing em vídeo
Se você ainda não investe em criação de conteúdo para divulgação e engajamento nas redes sociais, você está ficando para trás. Além de ser uma tendência, o público hoje utiliza as mídias como um catálogo de fotos do estabelecimento, vídeos do cotidiano no local e se convencem da estadia muito mais facilmente dessa forma.
Porém, agora mais do que nunca, os usuários estão cada vez mais ligados no audiovisual para fazerem suas descobertas de hospedagem. Em vídeos detalhados, produzidos tanto pela equipe de marketing do hotel ou pelo próprio consumidor (o conhecido conteúdo UGC – User Generated Content, ou no português: conteúdo gerado pelo usuário) com qualidade e bem produzidos, você pode construir uma grande estratégica de convencimento do público e quebrar suas objeções para as reservas.
Este tipo de mídia hoje, também é priorizado pelo algoritmo das plataformas e auxilia no desempenho das redes sociais, dos anúncios e ajuda o empreendimento a ter mais resultados, tanto em tráfego orgânico quanto em tráfego pago.
A Schipper, atualmente, convida diversos de seus clientes para entrevistas para que o público conheça os estabelecimentos que utilizam seus utensílios. É uma forma de gerar conteúdo para ambas as partes e você pode conferir alguns Schipper Visitas no nosso canal do YouTube ou no nosso Instagram.
Viagens em grupo
No próximo ano, será possível identificar a volta das viagens em grupo. Aparentemente “extinta” há algum tempo, esta modalidade agora ressurge e volta a ser tendência em 2024. Assim, hotéis podem voltar a organizar seus pacotes especiais para grupos e revitalizar a programação de atrações e atividades nos hotéis.
Conclusão
O futuro da hotelaria está intrinsecamente ligado à inovação, adaptação e compreensão das necessidades dinâmicas dos viajantes modernos. À medida que nos aproximamos de 2024, a adaptação a estas tendências se torna crucial. Preparar-se para as mudanças no comportamento do consumidor, investir nas tecnologias emergentes e diferenciar-se no mercado, garantirá que os hotéis não apenas sobrevivam, mas prosperem em um ambiente em constante evolução.
A Schipper está aqui para apoiar o seu sucesso e fornecer os utensílios ideais para garantir um serviço ainda melhor para o seu hotel! Confira o nosso catálogo clicando aqui e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro do mundo da gastronomia e hotelaria!